- por ColabCine 18 de julho de 2021
Você pode ser o/a assistente de direção amanhã
Estratégico, técnico, humano e criativo. Qual é o diferencial verdadeiro de um assistente de direção (AD para os íntimos)?
O assistente de direção precisa ter como prerrogativa a capacidade estratégica e gerencial. O técnico criativo pode ser um editor ou um diretor de fotografia. O criativo humano é o diretor. O estratégico humano é um produtor.
Quem, contudo, combina essas características é o AD, com a capacidade estratégica como a chave para abrir as outras portas – sua criatividade, seu conhecimento e sua relação com pessoas. Em outras palavras, o AD é alguém que poderia estar exercendo outras funções no set, mas tem em sua capacidade de gerenciamento operacional de pessoas, ideias e conhecimentos sua benção e maldição. O AD poderia estar olhando pelo monitor de câmera, mas se ele estivesse, o filme jamais ficaria pronto, porque faltaria um assistente de direção no set.
O nome, e os profissionais da área concordam, vende mal as alegrias e responsabilidades do cargo. O assistente de direção não é quem pega o café do diretor. O assistente de direção é quem assiste à direção do filme, como um todo, não à pessoa do diretor ou diretora. De qualquer forma, é o nome que pegou.
Esse assistente de direção, que tem que ser criativo, humano, técnico, mas, acima de tudo, estratégico, é um outro diretor em si. Enquanto o diretor dirige o filme, o AD dirige o set. Ele também tem seu próprio filme nas mãos. Não é um filme artístico, mas um filme operacional. A operação fluida do set é mérito do AD, que garante que cada pessoa e cada parte da produção está onde tem que estar, na hora que tem que estar. Ou é a pessoa mais amada no set ou a mais odiada, dependendo do emprego adequado de suas virtudes.
Digamos, então, que tenha as virtudes necessárias. É alguém organizado, sabe gerenciar pessoas em prol do objetivo comum e tem muito interesse pelas outras áreas do cinema. O que falta para você ser um assistente de direção amanhã? Experiência de set. E isso não se consegue da noite para o dia. Por isso, se enfie no primeiro set de filmagem que conseguir, seja de cinema, videoclipe ou publicidade. Onde estiverem pessoas com câmeras, esteja você também.
ColabCine
A ColabCine entende que o cinema é feito por e para pessoas. Sendo assim, a troca de experiências é fundamental. Somos um espaço de diálogo, debate, política e narrativas. Um espaço para provocação e reflexão sobre linguagem e sobretudo, as formas de ser e fazer cinema. Desde 2012, nosso propósito é ensinar tudo o que você precisa saber para iniciar e crescer na área. Com grandes profissionais do mercado, insights e mentoria, queremos que você viva ainda mais a sétima arte. Vamos?