ACESSE OS FUNDAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS PARA A PRODUÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM

Aprenda os fundamentos cinematográficos que vão elevar o nível dos seus filmes de baixo orçamento acima dos muros do mercado cinematográfico.

Aprenda os fundamentos cinematográficos que vão elevar o nível dos seus filmes de baixo orçamento acima dos muros do mercado cinematográfico.

UM CURSO INTEIRO CONDENSADO EM QUASE 90 PÁGINAS.

Anos de experiênica em um e-book

O curta-metragem independente é a melhor porta de entrada para o fazer cinematográfico. Um bom curta de baixo orçamento não precisa de um edital e pode te levar mais longe do que você imagina. Uma carreira no cinema parece estar protegida por um muro alto? Você vai passar por cima dessa.

Responda honestamente: você prefere ser um/uma cineasta ou advogado, dentista, publicitário, professor, vendedor? Se você quer fazer filmes, é ideal começar a produzir ainda esse ano. E isso não quer dizer sacrificar a qualidade dos projetos.

O Guia do Cineasta Iniciante está sendo usado por nossos alunos que cansaram de decepcionar seu público e serem ignorados no mercado com seus curtas.

As forças que vão te impulsionar no Cinema

Visão criativa infalível

Encontre as histórias certas para contar hoje e as pessoas certas para viabilizar seus projetos sem precisar conhecer ninguém em grandes produtoras. Filmes que valem a pena falar sobre.

Cinema de impacto

A técnica mais barata e eficiente para fazer a plateia se perder em sua história e parar de prestar atenção nas suas limitações. Filmes que cativam pessoas.

Direção de atores inteligente

De que adianta ter um ator indicado ao Oscar se você não sabe dirigi-lo? Aprenda a extrair performances cativantes até de seus amigos e familiares. Filmes que valem a pena fazer.

Áudio e Imagem Profissionais

Chega de ser lembrado pelas falhas técnicas de seus filmes, o segredo não são os equipamentos e sim os fundamentos da técnica cinematográfica, que você vai aprender agora. Filmes bem feitos.

O Guia por dentro

As habilidades secretas dos cineastas

O Capítulo 1 vai te conectar com as pessoas do cinema, o 2 vai conectar suas ideias com a realidade da produção cinematográfica, o 3 vai transformar suas imagens em poucos passos e sem gastar 1 centavo! Os Capítulos 4 e 5 vão te dar a base técnica indispensável sobre som e imagem cinematográfica e o Capítulo 6 vai te dar a inspiração necessária para criar o cinema que você quer agora.

O cinema de qualidade e baixo orçamento que você pode fazer agora está a um clique de distância.

O que os primeiros leitores do Guia tem a dizer?

Quando aprovei meu curta em um edital municipal, encontrei muitas dicas práticas e úteis para usar durante o processo criativo e de produção do filme com o Guia, que tem uma linguagem acessível pra quem está se introduzindo no meio. Me ajudou muito!

Victoria Spitzner

Esse texto foi muito esclarecedor! Me fez pensar em muitas coisas que não estava sequer imaginando.

Carla Gonçalves

Texto maravilhoso. Obrigado por proporem essa reflexão e darem dicas de como seguir melhor.

Vinícius Volcof

Revisado e aprovado por quem faz cinema

Antonio Gonçalves Jr

Produtor Criativo

Produziu os filmes: Deserto Particular (Giornate degli Autori Veneza), Ferrugem (Sundance, Melhor Filme Festival de Gramado), Para minha amada morta (7 prêmios Festival de Brasília, Zenith de Prata em Montreal, San Sebastian), Circular (Festival do Rio), A gente (Prêmio da ONU no Dok Leipzig) Zona Árida (Menção Especial no Dok Leizpig), A mesma parte de um homem (Prêmio Helena Ignez na Mostra de Tiradentes), Jesus Kid (Gramado), Pátio (Cannes), O Estacionamento (Melhor Curta Festival do Rio), A Fábrica (Oscar shortlist, Menção Especial Clermont Ferrand), Ainda Ontem (Clermont Ferrand), Tarântula (Veneza). Talents Berlinale 2018. Produziu a coprodução Portugal-Brasil-Moçambique Avó Dezenove e o Segredo do Soviético e o longa Nunca Nada Aconteceu (Portugal-Bélgica-Brasil) e três novos longas e uma série para os próximos meses. Co-fundador e Diretor Artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

“Um material que eu gostaria de ter tido quando comecei. Nos primeiros anos, a gente fez muita coisa na vontade mesmo, sem dinheiro, e aprendemos exatamente o que está aqui”.

Antonio Gonçalves Junior

Produtor

Bruno Costa

Diretor

Graduado em cinema pela Unespar; atua na área desde 2004 como roteirista, diretor e produtor. Nesse meio tempo, escreveu e dirigiu três longas-metragens: o documentário Cinematoso; e as ficções, Circular e o mais recente, Mirador que recebeu os prêmios de melhor longa-metragem no Ibero-american Film Festival Miami, Prêmio Avec Leandro Schip no Festival Olhar de Cinema e melhor longa-metragem pelo júri popular no Festival de Cinema de Vitória. Mirador ainda teve passagem pela Mostra de Tiradentes, Festival de Havana entre outros. No momento prepara-se para rodar seu próximo longa com filmagens previstas para 2022.

“Uma SUPER introdução ao fazer cinematográfico como ele realmente acontece: com pessoas e ideias antes de tudo”.

Bruno Costa

Diretor

Perguntas Frequentes

Claro que não! O Guia é pensado para quem está em suas primeiras experiências de produção ou, até, para quem ainda nem começou sua primeira e tem só ideias na cabeça.

O Guia do Cineasta Iniciante toma como objeto de análise esse profissional, o cineasta iniciante (você): suas frustrações e desejos, suas ambições e limitações. Ou seja, fizemos um trabalho exclusivo de olhar para os cineastas iniciantes enquanto pessoas, artistas e profissionais em potencial do cinema. Ninguém mais fez uma análise tão completa da sua situação.

Não é nenhuma novidade que muitos cursos por aí ensinam você a produzir filmes independentes errado. Ou partem do pressuposto que você vai ter dinheiro e a equipe para a produção, ou te ensinam o trabalho de “videomaker”. Mas existe cinema de qualidade e de baixo ou nenhum orçamento que você pode fazer agora e concorrer a prêmios em festivais, iniciando uma carreira em cinema, de fato.

O Guia do Cineasta Iniciante procura mudar a sua mente, lugar onde todos os seus filmes vão começar. Se as produtoras não te abrem as portas hoje é porque você demonstrou potencial ainda ou não apareceu nos ambientes do cinema, e a única pessoa que pode fazer isso agora por você… é você! 

Te falta dinheiro? Falta dinheiro para todos os produtores, nenhum orçamento é perfeito. Você tem acesso a tudo que você precisa, o que faltam são alguns fundamentos e lições transformadores, que te trazemos aqui no Guia.

*Sabendo da eficácia de nossos métodos, ainda sim, não garantimos nenhum retorno previamente esperado.

ColabCine | © Copyright 2022