
Jornada Completa do Roteirista
- Carga Horária:25 horas
- Inscritos:+35 matriculados
- Aulas:151 tópicos
Visão Geral Do Curso
Neste curso você terá acesso as principais teorias de dramaturgia usadas hoje nos processos de roteirização sobre personagens, estrutura e construção de cenas assim como as aulas foram pensadas em etapas sequenciais que são comuns no processo de desenvolvimento de roteiros. Em algumas aulas o aluno ainda terá ainda um material de apoio que chamamos de ferramentas de análise em que poderá usar no roteiro.
Detalhes
- 7 dias de garantia, após a inscrição
- Veja e reveja as aulas com acesso por 1 ano
- Envie perguntas diretamente ao seu instrutor
Conteúdo do Curso
-
Aula: 1Apresentação
-
Aula: 2O que é um personagem e sua construção
-
Aula: 3A psicologia do personagem e sua sombra
-
Aula: 4Papel do Roteirista
-
Aula: 5Quais os elementos que compõem um ser de verdade, um personagem complexo
-
Aula: 6Personagem ativo x personagem reativo
-
Aula: 7Diferenças em personagens de curta-metragem, longa-metragem e série de TV
-
Aula: 8Ferramentas para pensar um personagem
-
Aula: 1Introdução ao conteúdo Nutshell Technique
-
Aula: 2O personagem e a falha
-
Aula: 3Ponto sem retorno
-
Aula: 4A crise do personagem
-
Aula: 5Climax e final
-
Aula: 6Análise Little Miss Sunshine – Incidente Incitante
-
Aula: 7Análise Little Miss Sunshine – Ponto sem retorno
-
Aula: 8Análise Little Miss Sunshine – Crise
-
Aula: 9Análise Little Miss Sunshine – Personagens
-
Aula: 1Continuação Análise – O Poderoso Chefão
-
Aula: 2Personagens e Séries
-
Aula: 3Os personagens de Bojack Horseman
-
Aula: 4A problemática em Bojack Horseman
-
Aula: 5Vínculos / Bojack Horseman
-
Aula: 6Crise / Testes de falhas – Bojack Horseman
-
Aula: 7Crise / Consequências – Bojack Horseman
-
Aula: 8Análise do piloto – Bojack Horseman
-
Aula: 9Temporadas – Bojack Horseman
-
Aula: 1Introdução a Comédia
-
Aula: 2Análise Piloto Série Barry – Querer
-
Aula: 3Análise Piloto Série Barry – Missão
-
Aula: 4Análise Piloto Série Barry – Envolvimento/Crise
-
Aula: 5Análise Piloto Série Barry – Ponto sem retorno
-
Aula: 6Sobre o que é a Comédia
-
Aula: 7Perspectiva Cômica do Personagem
-
Aula: 8Direcionamento de Público
-
Aula: 9O diálogo cômico
-
Aula: 10Ferramentas para construir diálogos cômicos
-
Aula: 11Considerações finais
-
Aula: 1Introdução
-
Aula: 21º Ato e Contrato
-
Aula: 3Sujeito
-
Aula: 4O objeto
-
Aula: 5Continuação, objeto e simulacro
-
Aula: 6O destinador
-
Aula: 7Acontecimento extraordinário
-
Aula: 82º Ato
-
Aula: 93º Ato
-
Aula: 10O sujeito e o objeto – Coringa
-
Aula: 11O contrato, destinador e simulacro – Coringa
-
Aula: 12Acontecimento Extraordinário – Coringa
-
Aula: 132º Ato e quebra de contrato – Coringa
-
Aula: 143º Ato e destinatário – Coringa
-
Aula: 1Introdução
-
Aula: 2O que é um ato?
-
Aula: 3Sobre a estrutura
-
Aula: 4O 1º Ato
-
Aula: 5O 2º Ato
-
Aula: 6O 3º Ato
-
Aula: 7Imagem Abertura – Amor
-
Aula: 81º Ato – Amor
-
Aula: 92º Ato – Amor – Parte 1
-
Aula: 102º Ato – Amor – Parte 2
-
Aula: 112º Ato – Amor – Parte 3
-
Aula: 122º Ato – Amor – Parte 4
-
Aula: 133º Ato – Amor
-
Aula: 1Sequências 1, 2 e 3
-
Aula: 2Sequências 4, 5 e 6
-
Aula: 3Sequências 7 e 8
-
Aula: 4Sequência 1 – Quero ser John Malkovich
-
Aula: 5Sequência 2 – Quero ser John Malkovich
-
Aula: 6Sequência 3 – Quero ser John Malkovich
-
Aula: 7Sequência 4 – Quero ser John Malkovich
-
Aula: 8Sequência 5 – Quero ser John Malkovich
-
Aula: 9Sequência 6 – Quero ser John Malkovich
-
Aula: 10Sequências 7 e 8 – Quero ser John Malkovich
-
Aula: 1Introdução
-
Aula: 2Etapas 1, 2 e 3
-
Aula: 3Etapas 4 e 5
-
Aula: 4Etapas 6 e 7
-
Aula: 5Etapas 8 e 9
-
Aula: 6Etapas 10, 11 e 12
-
Aula: 7O mundo comum e o encontro com o mentor – Okja
-
Aula: 8Chamado à aventura e testes, aliados e inimigos
-
Aula: 9Travessia do primeiro limiar, testes, aliados e inimigos, aproximação da caverna oculta – Okja
-
Aula: 10Provação máxima, conquista da recompensa, caminho de volta – Okja
-
Aula: 11Ressurreição e retorno com o elixir – Okja
-
Aula: 12Finalização
-
Aula: 1Introdução Promessa da Virgem
-
Aula: 2Mundo dependente, oportunidade para brilhar e vestir para o papel – Billy Elliot
-
Aula: 3Mundo secreto e não cabe mais nesse mundo – Billy Elliot
-
Aula: 4É pega brilhando – Billy Elliot
-
Aula: 5Deixa para atrás o que estava segurando – Billy Elliot
-
Aula: 6Reino em caos, vaga pelo deserto e escolhe brilhar – Billy Elliot
-
Aula: 7Re-organização e o reino brilha mais do que nunca – Billy Elliot
-
Aula: 1Introdução
-
Aula: 2Sobre a construção de cena
-
Aula: 3Sobre a construção de cena
-
Aula: 4Sobre a construção de cena
-
Aula: 5Beat – Django Livre
-
Aula: 6Beat – Django Livre
-
Aula: 7Sobre a construção de cena
-
Aula: 8Sobre mostrar e narrar
-
Aula: 9Sobre mostrar e narrar
-
Aula: 10Início do filme – The Lobster
-
Aula: 11Início de filme – Fish Tank
-
Aula: 12Início de filme – The Future
-
Aula: 13Início de filme – Mar Adentro
-
Aula: 1Ação dramática, problema dramático
-
Aula: 2Os irmãos Mai
-
Aula: 3Conexão
-
Aula: 4O encadeamento das cenas
-
Aula: 5O encadeamento das cenas – O Poderoso Chefão
-
Aula: 6O encadeamento das cenas – A despedida do Bené
-
Aula: 7Como a cena começa e como termina – Cidadão Kane
-
Aula: 8Estratégias de construção de cena
-
Aula: 9Perguntas sobre cena
Depoimentos

Carla Gonçalves
Jornada Completa do Roteirista"O curso Jornada Completa do Roteirista é um dos mais completos e desafiadores para quem quer se dedicar a escrita de roteiros, o curso traz elementos fundamentais, mas também uma nova visão para composição de roteiros, que eu não vi em nenhum dos outros cursos da área aos quais me dediquei. Acredito que se trata também de uma excelente complemento para quem já escreve roteiros. "

Alcimare Dalbone
Jornada Completa do Roteirista"O curso foi ótimo e a Ana é super didática e atenciosa. Usou material de qualidade e citou referências importantes para roteiristas. Com certeza valeu a pena. "

Andrea Sipoli
Jornada Completa do Roteirista"A Ana tem um olhar sensível e empático com o qual ela aborda as dores e as jornadas das personagens para poder construir suas falas. Gostei muito dos exemplos de filmes e séries usados em aula e também achei muito interessante os exemplos de diálogos, sobretudo os de comédia, pois era algo que até então não era tão palpável para mim. "

Marilia Mezzomo Rodrigues
Jornada Completa do Roteirista"Ótimo, sempre trazendo à luz pontos essenciais para quem está começando a criar seus roteiros. Recomendo o curso, pois também se ganha muito com a generosidade da Ana em compartilhar suas experiências e seu conhecimento técnico. "

Marcos de Bona
Jornada Completa do Roteirista"A Ana apresenta com a Nutshell Technique uma nova ferramenta mesmo para quem já tem alguma experiência em escrever roteiros. Os trechos filmes e séries comentados nas aulas são bem esclarecedores para entendermos as trajetórias de tragédia e comédia de seus personagens. "

Ana Johann
Roteirista e diretora, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem. Um Filme para Dirceu (2012), seu primeiro longa-metragem, foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. Notícias da Rainha (2013) ganhou o prêmio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. Em 2015 lançou o livro “A construção do poético no roteiro cinematográfico” “A mesma parte de um Homem”, seu primeiro longa de ficção estreou na 24° Mostra de Cinema de Tiradentes e ela recebeu o prêmio Helena Ignez como destaque feminino.