
Edição Cinematográfica
- Carga Horária:12 horas
- Inscritos:+20 matriculados
- Aulas:61 tópicos
Visão Geral Do Curso
Formação contempla desde quem não tem nenhuma experiência com montagem, até quem quer aprofundar técnicas e conceitos da linguagem cinematográfica. Nunca mexeu em softwares de edição? Sem problemas! Neste curso você aprenderá do zero tudo o que precisa saber. Já tem alguma experiência e quer se inserir no mercado de trabalho? O curso é dividido entre aspectos técnicos e criativos, ao longo dos seis módulos você aprenderá sobre: história da montagem, a operação de software de edição, aspectos técnicos da imagem digital, fluxos de trabalho, metodologias da pós-produção audiovisual, estruturação narrativa, condução do olhar, construção espacial e temporal, ritmo, estilos de montagem. Tudo isso com demonstrações práticas, exercícios, e a orientação de um montador profissional.
Detalhes
- 7 dias de garantia, após a inscrição
- Veja e reveja as aulas com acesso por 1 ano
- Grupo Exclusivo dos participantes do curso
- Envie perguntas diretamente ao seu instrutor
Conteúdo do Curso
-
Aula: 1Apresentação do Curso
-
Aula: 2Introdução ao módulo 01
-
Aula: 3Trabalhar com edição
-
Aula: 4O que é a edição?
-
Aula: 5História da edição cinematográfica
-
Aula: 6Softwares de edição
-
Aula: 7Adobe Premiere – o básico (parte 01)
-
Aula: 8Adobe Premiere – o básico (parte 02)
-
Aula: 9Adobe Premiere – navegação e atalhos
-
Aula: 10Seleção, duração e ordem
-
Aula: 11Exercício prático: “engenharia reversa” de cena
-
Aula: 1Introdução ao módulo 02
-
Aula: 2Fotogramas por segundo (framerate)
-
Aula: 3Timecode
-
Aula: 4Resolução de imagem
-
Aula: 5Compressão digital, codecs e formatos
-
Aula: 6Profundidade de cor
-
Aula: 7Subamostragem de cor (chroma subsampling)
-
Aula: 8Taxa de bits / fluxo de bits / bit rate
-
Aula: 9Qual compressão usar?
-
Aula: 10Aula Extra: Software recomendado – MediaInfo
-
Aula: 1Introdução ao módulo 03
-
Aula: 2Pré-edição
-
Aula: 3Renomear mídias
-
Aula: 4Pastas de trabalho – como organizar mídias?
-
Aula: 5Cópias de segurança e preservação digital
-
Aula: 6Organização de projetos
-
Aula: 7Configurar nova sequência
-
Aula: 8Edição online e offline
-
Aula: 9Trabalhar com proxies
-
Aula: 10Sincronia de imagem e som
-
Aula: 11Exercício prático – assistência de montagem
-
Aula: 12Aula Extra – Software recomendado – Post Haste
-
Aula: 1Introdução ao módulo 05
-
Aula: 2O sistema visual
-
Aula: 3Unidade de estilo – o espaço gráfico
-
Aula: 4Como conduzir o olhar através da edição
-
Aula: 5Trajetória do movimento (raccord de direção)
-
Aula: 6Construção espacial
-
Aula: 7Qual a duração ideal de um plano?
-
Aula: 8Ritmo – montagem métrica
-
Aula: 9Ritmo – tensão e relaxamento
-
Aula: 1Introdução ao módulo 06
-
Aula: 2Edição de documentários
-
Aula: 3Documentários observcionais
-
Aula: 4Entrevistas
-
Aula: 5Materiais de arquivo
-
Aula: 6Estudo de caso – Vó Maria (2011)
-
Aula: 7Picture lock – concluindo a montagem do filme
-
Aula: 8Fluxo de trabalho entre montagem e pós de som
-
Aula: 9Fluxo de trabalho entre edição e colorização
-
Aula: 10Conclusão e leituras recomendadas
Depoimentos

Carla Gonçalves
Edição Cinematográfica"Incrível e uma ótima introdução a edição! Possui uma linguagem bem acessível, o que é uma vantagem para quem é leigo no assunto, mas também acrescenta muito para quem já tem experiência na área. Depois desse curso sua visão sobre os filmes irá mudar. "

Tomás von der Osten
Eu sou o Tomás von der Osten e vou te conduzir nesta jornada de aprendizado sobre a montagem para cinema. Atuo como montador de cinema independente há mais de 10 anos, trabalhei em filmes como “História de uma pena” (Festival de Locarno), “Vando Vulgo Vedita”(melhor curta da 20a. Mostra de Tiradentes), “Primeiro Ato” (Festival Internacional de Cinema de Rotterdam), “A Outra Margem” (melhor direção no Festival de Brasília), “A Mulher que Sou” (Festival de Cinema de Gramado), e “Luz nos Trópicos” (Festival Internacional de Cinema de Berlim). Concluí o Mestrado em Arte Multimídia da Universidade de Lisboa e atualmente sou docente do curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR, onde leciono disciplinas de montagem e finalização de imagem.