Breve guia de organização de produções.

Retrospectiva de Conteúdos 2021: Produção Pt. 2.

Vimos anteriormente que sem um produtor, seu filme dificilmente vai sair do papel. A boa notícia é que uma vez que você sabe disso, você aborda o fazer cinematográfico de outra forma, de forma realista. E você pode ser o produtor que você precisa, é só conhecer para, então, produzir.

Ao longo do ano, comentamos de diversas maneiras sobre abordagem e prática.

Se você quer essa nova abordagem para seus projetos, assista a palestra que seu instrutor de produção, Antonio Gonçalves Junior, deu para o festival Olhar de Cinema.

Uma coisa imprescindível quando você traz algo das ideias para a realidade é um plano de ação, e produção tem muito disso, do que decorre também a necessidade de garantir que as pessoas que desempenham cada função façam o que a equipe precisa que seja feito para que no set de filmagem tudo corra bem:

https://www.colabcine.com.br/16438/cronograma-de-producoes/
https://www.colabcine.com.br/16444/cronograma-do-filme/
https://www.colabcine.com.br/16449/plano-de-filmagem/

Por fim, vimos que toda produção audiovisual, em particular o cinema, é fundamentada em três pilares, três coisas das quais o trabalho de todas as outras equipes depende para funcionar, e por isso você precisa garanti-las antes de seguir para as outras etapas: 

ROTEIRO, ELENCO e LOCAÇÕES.

Entenda o porquê aqui:

Ah, e antes que você vá, ensinamos também como analisar uma questão que é dor de cabeça para todos os realizadores audiovisuais: FINANCIAMENTO.

Como ir atrás de recursos? Iniciativa privada é viável? Só é possível fazer com editais?

Não, existem várias fontes disponíveis, mas o importante é pensar nos prós e contras, assim como as condições particulares da sua produção e suas demandas de locação, equipes e equipamentos.

https://www.colabcine.com.br/17468/edital-ou-independente-como-financiar-meu-filme/

Desejamos à todos os produtores um ótimo final de ano e um 2022 cheio de realizações e ideias tiradas do papel, orçamento de sobra e seleções nos festivais de seus sonhos!

Ansiosos para ver o que vão produzir no ano que vem aí!

Compartilhe

Breve guia de organização de produções.

ColabCine

A ColabCine entende que o cinema é feito por e para pessoas. Sendo assim, a troca de experiências é fundamental. Somos um espaço de diálogo, debate, política e narrativas. Um espaço para provocação e reflexão sobre linguagem e sobretudo, as formas de ser e fazer cinema. Desde 2012, nosso propósito é ensinar tudo o que você precisa saber para iniciar e crescer na área. Com grandes profissionais do mercado, insights e mentoria, queremos que você viva ainda mais a sétima arte. Vamos?