Retrospectiva de Conteúdos 2021: Produção, Pt. 01.

Num ano que as coisas voltaram aos poucos, muitas produções ainda ficaram sem conseguir sair da gaveta. O audiovisual está, neste final de 2021, retornando de onde parou no início de 2020. 

Só que o lado bom é que tivemos tempo para reavaliar decisões e estudar muita coisa, mesmo que ainda não possamos ter colocado elas em prática. Mas, como dizemos por aqui, é importante conhecer para, então, produzir

Aqui na ColabCine tivemos um ano repleto de conteúdo, e hoje vamos revisar algumas coisas que você aprendeu sobre Produção com seu instrutor Antonio Gonçalves Junior.

Por isso, separamos alguns dos conteúdos que vocês mais gostaram esse ano para você revisar seu aprendizado com a gente.

O mais importante é que vimos como a produção é a base do fazer audiovisual. Frequentemente os iniciantes são mais impressionados pelas funções de direção e roteirista, pois existe uma falta de conhecimento e divulgação geral do nome de produtores importantes.

De qualquer forma, esperamos que tenha ficado bem claro duas coisas:

1- Quem quer realizar mesmo suas ideias e roteiros tem que entender sobre o que é Produzir;

2- Sem um produtor seu filme não sobrevive.

A produção é tudo aquilo que, de certa forma, não é a “arte” do cinema – o que não significa que os produtores não tenham importância nas decisões criativas em um filme. O produtor precisa ser, também, criativo e entendedor de cinema, e será melhor se for. Mas a produção é colocar na prática tudo que foi discutido, planejado e desenvolvido a partir do roteiro. 

A ideia do que é um produtor é muito vaga para muitas pessoas, por isso comentamos sobre alguns mitos e verdades da produção cinematográfica lá no nosso Instagram:

Uma das funções de um produtor e da equipe de produção é montar uma equipe para realizar um filme, até porque a receita da frustração no cinema é tentar fazer tudo sozinho, como vimos esse ano aqui:

Cineasta Iniciante Episódio 1 – Sobre os porquês de não trabalhar sozinho.

Então, se para sair do mundo das ideias e fazer cinema de fato eu preciso da produção, como um produtor aborda o cinema?

Um produtor aborda o cinema de forma REALISTA.

Nas palavras do seu instrutor de produção cinematográfica Antonio Gonçalves Junior: “Cinema, independente do orçamento, é fazer o que você pode com o que você tem”:

Sala de Produção: O ideal não existe

E não se preocupe: quando você realiza filmes de forma realista você muito mais facilmente chega no resultado que você quer, e por isso é tão importante assistir filmes de todas as origens e estilos, para conseguir construir seus próprios filmes dentro de seu contexto de realidade (afinal, se você está lendo isso provavelmente reside no Brasil, e aqui, como em qualquer outro lugar, nosso cinema tem particularidades):

Cineasta Iniciante Episódio 2 – Sobre contextualizar suas ideias.

Continuamos nossa retrospectiva de aprendizado na Parte 2, que sai em breve, aguarde.

Antes que você vá tem mais uma coisa! A nossa completíssima e assertiva Mentoria de Realizadores audiovisuais está com novas vagas abertas! Clique abaixo e garanta o início de seu sonho para 2022.

NOVAS VAGAS ABERTAS ATÉ DIA 23/12!

Desejamos à todos os produtores um ótimo final de ano e um 2022 cheio de realizações e ideias tiradas do papel, orçamento de sobra e seleções nos festivais de seus sonhos!

Ansiosos para ver o que vão produzir no ano que vem aí!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *