Perguntas e Respostas sobre… Edição!

Quer ter sua pergunta respondida? Deixe ela nos comentários desse post.

Tempo de Leitura: 7 minutos.

Pergunta:

O editor precisa ler o roteiro antes de editar o filme?

Resposta:

Não, não precisa. Mas é melhor que leia.

A edição cinematográfica ou montagem é tão entranhada na dramaturgia do filme quanto a escrita do roteiro. Precisamos entender que fazer cinema não é construir coisas separadas individualmente, e sim construir as mesmas coisas de formas diferentes. O cinema é audiovisual, então sua dramaturgia não estaria completa sem a direção de fotografia e montagem, como elas não podem ignorar o roteiro.

É claro, cada um trabalha do jeito que julga mais eficiente. Contudo, conhecer o roteiro é um caminho que costuma, também garantir eficiência no trabalho do editor e também cria conexões entre a dramaturgia como ela foi construída com as palavras, com as imagens e com a montagem.

Pergunta:

Como montar a partir de um material já editado?

Resposta:

Quando você não tem o material bruto filmado, é muito limitado o que você pode fazer. O som, em particular, será muito chato de trabalhar, porque você não tem as várias camadas para separar música, diálogo, efeitos e ambiente, o que é muito problemático na maioria das vezes. Se você conseguir refazer as faixas de áudio, com outra música e outros efeitos sonoros, silenciando a faixa única, melhor, mas no caso de diálogos seria complicado isso.

Então, editar o que já está editado não é recomendado, a não ser que você esteja ressignificando as imagens de outro filme/série/vídeo, tal qual se pode encontrar em filmes feitos com imagens de arquivo, como Godard em História(s) do Cinema ou nos filmes de Sergei Loznitsa.

Mas é um bom exercício de edição cinematográfica. Pegue uma cena famosa ou uma cena de um filme que você possa reeditar de forma a mudar o sentido ou o efeito.

O que você pode fazer quando você perdeu algum arquivo bruto da filmagem é mudar levemente o estilo da edição, o ritmo, a atmosfera. Mas tentar fazer refazer do zero com o que já está pronto é uma situação que deve evitar.

Pergunta:

O que faz um coordenador de pós-produção?

Resposta:

Apesar do nome, o Coordenador de Pós-Produção é um profissional muito importante na pré-produção e na produção/filmagem do filme. Essa pessoa vai coordenar o planejamento de tudo aquilo que, durante a filmagem, vai ser importante para a pós.

É o profissional que une as três etapas de forma a garantir que não aconteçam problemas na pós que podem ser resolvidos antes.

Outro aspecto da função é o planejamento e coordenação de filmagens que irão ser utilizadas na feitura de efeitos especiais ou cuja edição exijam algo particular. Isso pode ser, por exemplo, o uso do chroma key ou alguma alteração na iluminação provocada por um elemento gráfico que será adicionado na pós. 

Enfim, é quem garante que o material filmado chegue nas melhores condições para a equipe da pós.

E você? Qual a sua pergunta? Conta pra gente nos comentários e vamos responder no próximo Perguntas e Respostas sobre…. Edição!

Compartilhe

Perguntas e Respostas sobre… Edição!

ColabCine

A ColabCine entende que o cinema é feito por e para pessoas. Sendo assim, a troca de experiências é fundamental. Somos um espaço de diálogo, debate, política e narrativas. Um espaço para provocação e reflexão sobre linguagem e sobretudo, as formas de ser e fazer cinema. Desde 2012, nosso propósito é ensinar tudo o que você precisa saber para iniciar e crescer na área. Com grandes profissionais do mercado, insights e mentoria, queremos que você viva ainda mais a sétima arte. Vamos?